sexta-feira, 22 de maio de 2015

PROJETO DE LEITURA: LER É O CAMINHO PARA AMAR E RESPEITAR TUDO AQUILO QUE NOS CERCA - CONTOS



De forma interdisciplinar o Projeto de Leitura foi trabalhado pelas disciplina de Matemática - Professora Zildene, Geografia e Ensino Religioso - Professor Nestor e teve sua culminância no dia 07 de maio.
Durante o primeiro bimestre estes professores e os alunos do 6.° ao 8.° ano puderam conhecer um pouco dos contos matemáticos de Malba Tahan. 
Enquanto a Matemática decifrava os desafios propostos pelo autor, a Geografia e Ensino Religioso se encarregava de apresentar todo o contexto histórico e geográfico da região onde os contos aconteciam. 
O sucesso dessa parceria pode ser constatado através dos registros do dia de exposição dos trabalhos realizados e das apresentações culturais.


UM POUCO DE MALBA TAHAN

O professor de matemática Júlio César de Melo e Sousa nasceu no Rio de Janeiro, no dia 6 de maio de 1895, filho de João de Deus de Melo e Sousa e de Carolina Carlos de Melo e Sousa, em uma família de oito filhos, criados com dificuldade pelos pais.
Mas o que há de comum entre Júlio César, o matemático brasileiro, e Malba Tahan, o escritor árabe? Embora pareça não haver nenhuma conexão, ambos são na verdade a mesma pessoa. Malba Tahan é o heterônimo ou o pseudônimo de que se vale o professor para criar suas histórias. Tamanha é a sua criatividade que ele mesmo inventou sua biografia fictícia, além dos inúmeros contos semelhantes aos enredos das Mil e Uma Noites. Aproveitando o contexto, ele também disseminou amplamente a Matemática através de suas obras. O escritor recebeu inclusive a concessão especial do então Presidente Getúlio Vargas para ter seu heterônimo impresso em sua carteira de identidade.
Os contos de Malba normalmente se passavam no Oriente, como seria de se esperar de seu heterônimo. O matemático e escritor estava sempre à frente de seu tempo, sendo muitas vezes incompreendido. Hoje sua atuação na educação começa a ser revista e valorizada. Neste esforço de reconhecimento da sua obra, foi fundado o Instituto Malba Tahan, em 2004, na cidade de Queluz, visando retomar seu trabalho, desenvolvê-lo e conservar na memória sua herança cultural, mantendo-a viva e ativa. Também em sua honra o dia 6 de maio, que marca seu nascimento, foi estabelecido como o Dia da Matemática pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.
PROFESSOR NESTOR - GEOGRAFIA E ENSINO RELIGIOSO

PROFESSORA MARIA ZILDENE - MATEMÁTICA
COORDENADORA PATRÍCIA 

DIRETORA LUCÉLIA COM PROFESSORES RESPONSÁVEIS

PROFESSORA CLEIDE
ASSESSORA DE MATEMÁTICA -
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
























Nenhum comentário: