sexta-feira, 10 de abril de 2015

Era uma vez...


TRABALHANDO COM CONTOS! 

Embora os tempos modernos ofereçam novos recursos para a criança ter acesso às histórias infantis, nada derruba a magia da antiga fórmula “era uma vez…” que suavemente chega aos ouvidos de uma criança, através dos lábios dos pais inspirados nos contos de fadas.
A magia e o encantamento das crianças devem ser alimentados através dessa linguagem lúdica que fala diretamente à sua alma, proporcionando-lhe conforto e esperança.
Os contos ajudam a criança a elaborar melhor os sentimentos negativos tão comuns na primeira infância, como o medo, a frustração, o abandono, a rejeição, entre outros.
Nos contos, a bruxa, o lobo, o pirata e outros personagens maus, representam sentimentos ruins, são um arquétipo desses sentimentos, portanto querer que estes personagens morram não é atitude de violência mas a necessidade de acabar com estes sentimentos ruins. É preciso lembrar que nas histórias a morte não é violência, é o símbolo da transformação que vai ajudar a criança a elaborar os sentimentos ou sensações que a incomodam.
Os contos mostram que existem os bons e os maus, deixando transparecer valores sempre atuais. Reconhecer a dor e aceitá-la é um meio de superá-la e assim ser feliz.
E entrar nesse mundo do faz de conta foi o que a Professora Ivanilda e seus alunos do 2.° ano A fizeram no dia 06 de abril de 2015.








Nenhum comentário: