sexta-feira, 17 de abril de 2015

PROERD

 

Ahistória do PROERD no Brasil remonta ao ano de 1992, quando o programa chegou ao nosso país, no Rio de Janeiro.
            No Estado de Goiás o Programa foi iniciado em 1998. O PROERD é um programa de caráter preventivo, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, desenvolvido no Brasil pelas Polícias Militares. O programa consiste em quatro currículos, sendo três destinados a crianças e adolescentes da educação infantil, 5º e 7º ano, contendo 11 lições, com aulas uma vez por semana, aplicadas ao longo do semestre letivo. O quarto currículo é o Proerd para pais, contendo cinco lições. As aulas para o ensino infantil e fundamental são ministradas por policiais militares fardados e desarmados e acompanhadas pelos professores responsáveis pela turma. Atualmente oPROERD é desenvolvido em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
O PROERD, em todos os currículos oferece uma variedade de atividades interativas e construtivas, que levam em consideração as experiências do cotidiano dos participantes e, sobretudo, exploram suas potencialidades. As aulas são bastante dinâmicas, com a participação de grupos e aprendizado cooperativo, por meio de dramatizações e estudos de casos.
            As lições objetivam o desenvolvimento da auto-estima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de auto-controle e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e dos jovens.
            O policial militar que se candidata ao curso de formação de docentes PROERD tem de preencher uma série de requisitos e, além disso, passar por uma banca examinadora, composta por pedagogos, psicólogos e representantes do Programa que analisam se o candidato se encontra apto para se tornar instrutor.
            Vale ressaltar que o policial militar instrutor não tem sua atuação restrita apenas à sala de aula presta também segurança na escola onde leciona durante o período de sua permanência. A atuação dos policiais do Programa representa uma modalidade de policiamento comunitário.
            A Escola Municipal Dona Alexandrina aderiu esse projeto juntamente com a Sargento Cláudia e temos tido excelentes resultados.



Nenhum comentário: