A REUNIÃO PEDAGÓGICA / PAIS NO DIA 14 DE OUTUBRO FOI REALIZADA EM DOIS MOMENTOS:
1.º MOMENTO -
REUNIÃO PEDAGÓGICA/PROFESSORES
FOI REALIZADO UM FEEDBACK COM OS PROFESSORES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE LEITURA: LER O CAMINHO PARA AMAR E RESPEITAR TUDO O QUE NOS CERCA.
“Ler o caminho para amar e respeitar tudo aquilo que nos
cerca”
Prefeitura Municipal de Anápolis
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal Dona Alexandrina
JUSTIFICATIVA
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas.
Os livros só mudam as pessoas.”
Os livros só mudam as pessoas.”
A linguagem escrita a todo instante está presente em nossas vidas
e ela se apresenta em diferentes situações e de maneira diversa: em jornais,
revistas, panfletos, cartazes, outdoors, placas de trânsito, e-mails, blogs,
sites, MSN e outros; um mundo escrito se apresenta, nos caracterizando como verdadeiros
leitores ambulantes e, agora, navegantes.
A leitura e a escrita são hoje um dos maiores
desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa,
possibilita a redescoberta do prazer de ler, contribui para a utilização da
escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado.
Considerando essa realidade, o Projeto: “Ler o caminho para amar e respeitar tudo aquilo que nos
cerca”, foi elaborado, tendo em vista os
resultados apresentados nas Avaliações de desempenho escolar realizadas pelos
alunos da Rede Municipal de Ensino de Anápolis, onde apresentaram dificuldades
para ler, interpretar e codificar textos.
O Projeto visa oferecer aos alunos
oportunidades de melhor desenvolver suas competências de leitura e escrita,
pois o cidadão ativo e consciente certamente é aquele que melhor consegue
realizar uma leitura de mundo que o possibilite tornar-se um agente
transformador, construtor da própria história. Outro fator de grande relevância
para a elaboração do Projeto: “Ler o caminho para amar e respeitar tudo aquilo que nos
cerca”,está
no tema de Trabalho da Rede Municipal de Educação em 2015: Gentileza gera
Gentileza.
Segundo
os Parâmetros Curriculares Nacionais “O enfoque a ser dado ao tema
solidariedade é muito próximo da idéia de generosidade: doar-se a alguém,
ajudar desinteressadamente. A rigor, se todos fossem solidários nesse sentido,
talvez nem se precisasse pensar em justiça: cada um daria o melhor de si para
os outros.” Gentileza
é um modo de agir, um jeito de ser, uma maneira de enxergar o mundo. Ser
gentil. Portanto, é um atributo muito mais sofisticado e profundo que ser
educado ou meramente cumprir regras de etiqueta, porque, embora possamos (e
devamos) ser educados. A gentileza é uma característica diretamente relacionada
com caráter, valores e ética; sobretudo, tem a ver com o desejo de contribuir
para um mundo mais humano e eficiente para todos. Ou seja, para se tornar uma
pessoa mais gentil, é preciso que cada um reflita sobre o modo como tem se
relacionado consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo.
Quanto
mais oportunidades o aluno tiver de ouvir, ver e sentir leituras alheias, maior
será o seu repertório e a sua sensibilidade para compreender o que lê e ouve e
o transformará em um ser mais humano e consequentemente mais gentil. Através de
leituras como um poema, um conto de fadas com príncipes, princesas e castelos,
uma notícia de jornal, uma reportagem, uma trova popular etc., são experiências
fundamentais para a formação do leitor que gosta de ler e também sente
necessidade da leitura e passa a ter consciência do seu papel na sociedade em
que vive.
FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA
Por meio da leitura, o aluno satisfaz
suas necessidades, sendo-lhe permitido assumir uma atitude crítica em relação
ao mundo, advinda das diferentes mensagens e indagações que ela o oferece. Como
escrevia Jacinto do Prado Coelho: "Não há disciplina mais formativa que a
do ensino da leitura”. A criança que lê desenvolve o senso crítico e melhora a
escrita. Para tanto, devemos incutir em nossos alunos que a leitura é algo bom,
natural, fácil e prazeroso e não exige esforços nem dificuldades. Sendo assim,
faz- se imprescindível que o convívio com os livros extrapole o desenvolvimento
sistemático da sua escolarização e que a literatura passe a ser difundida com
mais intensidade nas escolas.
A prática de leitura
se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a
“compreender” o mundo á nossa volta. No constante desejo de decifrar e
interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob
diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos,
no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos de certa forma
lendo, embora, muitas vezes, não nos demos conta.
A leitura vista como
instrumento de mudança sócio-cultural, coloca sobre a escola responsabilidade
de facilitar o acesso da mesma as crianças. Ao analisar os Parâmetros
Curriculares Nacionais, de Língua Portuguesa, ao se referir ao Projeto
Pedagógico, assim propõe: […] “um projeto educativo comprometido com a
democratização social e cultural atribui á escola a função e a responsabilidade
de garantir a todos os seus alunos o acesso aos sabores linguísticos
necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos”.
(PCNS, 1997, p.15).
Ter como
fundamentação teórica para este projeto o exemplo emblemático do Profeta
Gentileza que não possuía nenhum conhecimento
prévio de arte, muito menos de conceitos e técnicas pré
estabelecidos que agia como um bricoleur, aquele que,
segundo Strauss (1976), executa um trabalho usando meios e
expedientes que denunciam a ausência de um plano pré concebido
e se afastam dos preceitos e normas adotados em
procedimentos técnicos.
Com a
constituição de um personagem, de José Datrino para Gentileza,
o Profeta assume um discurso mítico/religioso, inventa uma
grafia, uma tipologia própria e combina palavras, imagens e cores criando uma linguagem e poética próprias.
Desta forma, entrar
nesse mundo onde a gentileza gera gentileza através da leitura, pode-se
compreender o que Bakhtin coloca como leitura: um instrumento motivador e
desafiador, ela é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo,
responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive
e modificá-lo de acordo com a sua necessidade.
A
capacidade de ser um bom leitor são daqueles que conseguem utilizar as
estratégias de leitura adequada, ao saber abordá-las de forma a atender as
necessidades. Observando as capacidades para aprender está ligada ao contexto
pessoal do indivíduo. Segundo afirma Lajolo (2002) “O ato de ler então, não
representa apenas a decodificação, já que esta não está imediatamente ligada a
uma experiência, fantasia ou necessidade do indivíduo”. Cada leitor entrelaça o
significado pessoal de suas leituras de mundo, com os vários significados que
ele encontrou ao longo da história de um livro. Nos PCN’s: “A decodificação é
apenas uma, das várias etapas de desenvolvimento da leitura. A compreensão das
idéias é percebida, na interpretação e na avaliação”.
A
leitura tem a capacidade de influenciar nossa maneira de agir, de pensar e até
mesmo de falar. Com a prática da leitura tudo isso é expresso de forma clara e
objetiva e, certamente, as pessoas que não possuem o hábito de ler ficam presas
a gestos e formas rudimentares de comunicação.
Diante
de tudo isso, sabe-se que o mundo da leitura pode transformar, enriquecer
culturalmente e socialmente o ser humano. Não há compreensão sem utilizar a
comunicação de forma correta e, portanto, torna-se indispensável a intimidade
com a leitura.
OBJETIVOS
DO PROJETO DE LEITURA
A
característica básica de um projeto é que ele tem um objetivo compartilhado por
todos os envolvidos, que se expressa num produto final no qual todos trabalham
e que terá, necessariamente, destinação, divulgação e circulação social
internamente na escola ou fora dela, portanto os objetivos deste projeto são:
Ø
Desenvolver e fortalecer uma cultura de leitura
de textos de diversas tipologias no Ensino Fundamental, promovendo ações de
caráter investigativo e formador, na escola.
Espera-se contribuir diariamente
na busca de soluções das dificuldades de leitura, interpretação e produção de
textos que possam repercutir em todas as
disciplinas.
Ø
Sensibilizar a comunidade escolar para a
importância da leitura a fim de alcançar os objetivos sociais e individuais.
Ø
Oferecer espaço e momentos para o
desenvolvimento das capacidades leitoras.
Ø Ler pelo prazer de ler para
transformar e entender e contextualizar o mundo em que vive, despertando o
senso crítico e analítico do leitor.
Ø
Transmitir princípios éticos de maneira sutil,
desenvolvendo assim, as capacidades de discernimento e criticidade através da
leitura e aprendizagem significativa.
Ø
Incentivar a leitura e a escrita do educando contribuindo assim
para seu melhor desenvolvimento escolar.
Ø
Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como
fonte de múltiplas informações e entretenimento.
Ø
Melhorar a concentração, interpretação e a produção da escrita.
Ø
Facilitar o acesso do aluno aos diferentes gêneros textuais.
Ø
Aproximar o aluno do universo escrito e dos gêneros de escrita
para que possa manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e
ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo
preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.
Ø
Enriquecer o vocabulário.
Ø
Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e
escrever.
Ø
Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo
uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando
sua visão de mundo.
Ø Possibilitar que os alunos vivenciem
atividades que envolvam textos, palavras e letras significativas;
Ø Estimular
os alunos a querer descobrir o significado dos escritos e a produzir seus
próprios textos;
Ø Utilizar diferentes registros, sabendo
adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participa;
Ø Desenvolver
nos alunos a autoconfiança na sua capacidade de aprender;
Ø Assistir a exibição de DVD e vídeos de
histórias e contos de diversos gêneros;
Ø Interpretar
histórias lidas;
Ø Escrever
listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias
lidas;
Ø Refletir
sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas (com apoio do professor).
Ø Trabalhar
o Tema gentileza gera gentileza como base para as leituras feitas em sala.
PROCEDIMENTOS
DIDÁTICOS
A leitura
proficiente tem infinitas possibilidades. Ela começa pelos olhos, mas vai além
deles, pois necessita de um elemento fundamental para a compreensão, que é o
conjunto de conhecimentos prévios relacionados ao assunto do texto lido. Também
faz parte desse processo de compreensão, o tipo de linguagem utilizada no
texto, que pode facilitar ou dificultar a leitura.
Se o leitor
não domina o tipo de linguagem do texto, dificilmente vai chegar a uma
compreensão satisfatória porque os olhos se apoiam no significado daquilo que
veem. Se o leitor não conseguir encontrar significação na linguagem, não vai
conseguir fazer uma boa leitura, vai apenas decodificar os símbolos escritos,
mas não vai chegar a uma compreensão efetiva e o ato de ler se perde em sua
essência. Infelizmente, é a leitura de decodificação que tem predominado entre
a maioria dos estudantes. Esse fato pode ser facilmente observado quando não
conseguem alcançar o significado de simples comandos de atividades corriqueiras
de sala de aula, Essa é uma realidade que deve ser combatida urgentemente, em
favor de uma educação de qualidade, que leve realmente o educando a construir conhecimentos
críticos. Nessa etapa da escolarização, o aluno precisa se acostumar à leitura
autônoma. Mas algumas atividades coletivas podem ser mantidas (um bom exemplo é
a leitura, pelo professor, de um texto de difícil compreensão, com o objetivo
de ajudar na interpretação). Seu papel passa a ser o de orientador, que
apresenta novidades e levanta questões para o desenvolvimento do senso crítico,
sempre valorizando a opinião de todos. As atividades individuais de leitura são
essenciais para criar um leitor crítico.
Levar o
aluno a falar sobre textos literários com os colegas é uma boa maneira de
manter e ampliar seus hábitos leitores. Ao fazer com que os estudantes se
aproximem de um livro que querem ler, você os coloca diante de um desafio. A
turma terá de discutir e confrontar ideias para construir significados em
relação à obra terá de procurar as respostas escondidas nas entrelinhas.
PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO NAS
UNIDADES ESCOLARES
Ø Trabalho com quatro
gêneros diferentes. Ler livros dos gêneros específicos a cada bimestre de
acordo com a tabela, escolher um livro de cada gênero para trabalhar com
atividades diferenciadas em sala.
Ø Criação de murais;
Ø Formação de Grupo de
Contadores de História;
Ø Produção de texto dos
diversos gêneros literários;
Ø Familiarização com os
diversos gêneros, principalmente os trabalhados.
Ø Leitura em grupo e
individualmente;
Ø Concurso literário (alunos
do 4º ao 8º ano) e fazer a edição do livro produzido pelos alunos;
Ø Visita à Biblioteca
Pública;
Ø Leitura dramatizada de
capítulos de um livro ou um texto;
Ø Produção de diversos
gêneros textuais e de murais para divulgação dos livros lidos pelos alunos
(Propaganda da leitura);
Ø Pesquisa de bibliografias
de autores da Literatura Brasileira;
Ø Empréstimo de livros da
Biblioteca;
Ø Roda de Leituras;
Ø Propaganda da Leitura
(atividade oral para o aluno expor sobre a obra que leu e recomendar ou não sua
leitura aos colegas);
Ø Teatro de fantoches,
leitura dramatizada, jornal falado, leitura compartilhada (feita pela
professora e pelo aluno);
Ø Hora do conto, Hora da
Lenda, conversando sobre fabulas e outros (alunos visitarão outras turmas para
fazer leituras); Exibição de DVD e vídeos de histórias e
contos de diversos gêneros;
Ø Pesquisa e leitura de histórias na internet;
Ø Leitura de textos selecionados pelos
professores;
Ø Ilustrações (com desenhos) de histórias lidas;
Ø Interpretações orais e escritas de histórias
lidas pelos professores;
Ø Interpretações
orais e escritas de histórias lidas pelos alunos;
Ø Estudos
de vocabulários presentes nas histórias lidas pelos alunos;
Ø Cantinho
de leitura;
Ø Dinamização
das rodas de leituras;
Ø Atendimentos
na sala de recursos multifuncional, separados de suas turmas e monitorados
pelas professoras de apoio e recursos;
Ø Criação
de outros tipos de textos como: tabela, gráficos, bilhetes, cartas, anúncios,
noticia, mural, cartografia;
Ø Pit
stop literário.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A Escola M. Dona Alexandrina ao
elaborar um projeto específico de leitura tendo o tema “Ler é o Elo Entre a Imaginação, a
Realidade e o Conhecimento”,
escolheu como título “Ler o caminho para
amar e respeitar tudo aquilo que nos cerca”, com
a participação de todo corpo docente, pois se trata de uma proposta
interdisciplinar, a qual todos estão inseridos. O projeto terá como conteúdo
programático os seguintes gêneros textuais e:
Anos Iniciais e Anos Finais:
Tema:
Gentileza gera Gentileza
|
||||
Bimestres
|
Meses
|
Gênero
|
Valores
|
Lema do
Bimestre
|
1º
|
Março e
abril
|
Contos
|
Amizade/
Compreensão
|
Gentileza
na família
|
2º
|
Maio e
junho
|
Fábulas
|
Respeito/
Cooperação
|
Gentileza
no Meio Ambiente
|
3º
|
Agosto
e setembro
|
Lendas/História
em quadrinhos
|
Solidariedade/
Justiça
|
Gentileza
no Trânsito
|
4º
|
Outubro
a dezembro
|
Poesias/
Crônicas
|
Tolerância
/ Paz
|
Gentileza
na Diversidade
|
PÚBLICO ALVO
O
projeto é direcionado a todo o corpo docente, discente e Comunidade da Unidade
Escolar, sendo assessorada pelas equipes pedagógicas da Secretaria Municipal de
Educação de Anápolis.
RECURSOS
Os
recursos necessários para o desenvolvimento do projeto serão de
responsabilidade das escolas participantes, as quais poderão investir em seus
acervos literários ou usar com mais eficácia os que já possuem. A Secretaria
apoiará com o assessoramento pedagógico e o transporte, quando houver relevante
necessidade, desde que agendado com antecedência.
CRONOGRAMA
O Projeto Institucional
de leitura será realizado durante o ano,
divididos em bimestres durante março a
dezembro/2015.
Encerramento:
Serão
trabalhadas apresentações dos temas estudados e exposição dos trabalhos feitos
pelos alunos durante todo o ano. A culminância na
escola, será em dezembro 2015, tendo como apoio o Projeto Mais Cultura.
EQUIPE
RESPONSÁVEL
A equipe gestora, professores e demais
funcionários da escola e assessoria de Ciências.
AVALIAÇÃO
A
avaliação do projeto ocorrerá durante todo o processo de seu desenvolvimento,
envolvendo a observação da atuação dos professores, das atividades de produção
escrita e oral, confecção de murais ilustrados, atividades de interpretação e
outras atividades escritas desenvolvidas pelos alunos. Considerando-se ainda os
avanços obtidos e demonstrados pelos alunos no decorrer e ao final do projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- BAKHTIN, M.
A Importância da Literatura para o Desenvolvimento da Criança Rio
de Janeiro, Martins Fontes, 1992.
- Brasil. Secretaria de Educação
Fundamental. B823p Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa /
Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997
- Brasil.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais :
apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação
Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997
·
FREIRE, P. A importância do ato de
ler. 41ª ed, São Paulo: Cortez, 2001.
·
GADOTTI, M. Educação e Poder:
introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1980.
·
GERALDI, J. W. O texto na sala de
aula: prática da leitura de textos na escol. 2ª ed,
Cascavel: Assoeste, 1984.
·
KLEIMAN, C. Oficina de Leitura. São
Paulo: Martins Fontes, 1994.
·
STRAUSS, Lévi. Pensamento selvagem. Tradução de Maria Celeste da Costa e Souza.
São Paulo: Campanha Editora Nacional, 1976.
·
SITES: www.revistanovaescola.com.br
AS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS ELIANE E PATRÍCIA, A COORDENADORA DO MAIS EDUCAÇÃO VERA MAGALI E A COORDENADORA TÉCNICA GLEISE KELI PREPARARAM UMA HOMENAGEM AOS PROFESSORES EM DECORRÊNCIA DO DIA DO PROFESSOR
2.º MOMENTO
ENTREGA DE RESULTADOS 3.º BIMESTRE
OS PAIS E RESPONSÁVEIS PELOS ALUNOS NA ESCOLA MUNICIPAL DONA ALEXANDRINA FORAM CONVIDADOS A PARTICIPAREM DE UMA REUNIÃO ONDE SERIA REALIZADO UMA AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE SEUS FILHOS. NA OCASIÃO OS PAIS PUDERAM CONVERSAR COM OS PROFESSORES
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