quarta-feira, 28 de outubro de 2015

REUNIÃO PEDAGÓGICA/PAIS - 3.º BIMESTRE

A REUNIÃO PEDAGÓGICA / PAIS NO DIA 14 DE OUTUBRO FOI REALIZADA EM DOIS MOMENTOS:

1.º MOMENTO - 
REUNIÃO PEDAGÓGICA/PROFESSORES

FOI REALIZADO UM FEEDBACK COM OS PROFESSORES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE LEITURA: LER O CAMINHO PARA AMAR E RESPEITAR TUDO O QUE NOS CERCA.

“Ler o caminho para amar e respeitar tudo aquilo que nos cerca”




Prefeitura Municipal de Anápolis
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal Dona Alexandrina




JUSTIFICATIVA

Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas.
Os livros só mudam as pessoas.”

A linguagem escrita a todo instante está presente em nossas vidas e ela se apresenta em diferentes situações e de maneira diversa: em jornais, revistas, panfletos, cartazes, outdoors, placas de trânsito, e-mails, blogs, sites, MSN e outros; um mundo escrito se apresenta, nos caracterizando como verdadeiros leitores ambulantes e, agora, navegantes.
         
 A leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, contribui para a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado. Considerando essa realidade, o Projeto: “Ler o caminho para amar e respeitar tudo aquilo que nos cerca”, foi elaborado, tendo em vista os resultados apresentados nas Avaliações de desempenho escolar realizadas pelos alunos da Rede Municipal de Ensino de Anápolis, onde apresentaram dificuldades para ler, interpretar e codificar textos.
O Projeto visa oferecer aos alunos oportunidades de melhor desenvolver suas competências de leitura e escrita, pois o cidadão ativo e consciente certamente é aquele que melhor consegue realizar uma leitura de mundo que o possibilite tornar-se um agente transformador, construtor da própria história. Outro fator de grande relevância para a elaboração do Projeto: “Ler o caminho para amar e respeitar tudo aquilo que nos cerca”,está no tema de Trabalho da Rede Municipal de Educação em 2015: Gentileza gera Gentileza.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais “O enfoque a ser dado ao tema solidariedade é muito próximo da idéia de generosidade: doar-se a alguém, ajudar desinteressadamente. A rigor, se todos fossem solidários nesse sentido, talvez nem se precisasse pensar em justiça: cada um daria o melhor de si para os outros.” Gentileza é um modo de agir, um jeito de ser, uma maneira de enxergar o mundo. Ser gentil. Portanto, é um atributo muito mais sofisticado e profundo que ser educado ou meramente cumprir regras de etiqueta, porque, embora possamos (e devamos) ser educados. A gentileza é uma característica diretamente relacionada com caráter, valores e ética; sobretudo, tem a ver com o desejo de contribuir para um mundo mais humano e eficiente para todos. Ou seja, para se tornar uma pessoa mais gentil, é preciso que cada um reflita sobre o modo como tem se relacionado consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo.
Quanto mais oportunidades o aluno tiver de ouvir, ver e sentir leituras alheias, maior será o seu repertório e a sua sensibilidade para compreender o que lê e ouve e o transformará em um ser mais humano e consequentemente mais gentil. Através de leituras como um poema, um conto de fadas com príncipes, princesas e castelos, uma notícia de jornal, uma reportagem, uma trova popular etc., são experiências fundamentais para a formação do leitor que gosta de ler e também sente necessidade da leitura e passa a ter consciência do seu papel na sociedade em que vive.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Por meio da leitura, o aluno satisfaz suas necessidades, sendo-lhe permitido assumir uma atitude crítica em relação ao mundo, advinda das diferentes mensagens e indagações que ela o oferece. Como escrevia Jacinto do Prado Coelho: "Não há disciplina mais formativa que a do ensino da leitura”. A criança que lê desenvolve o senso crítico e melhora a escrita. Para tanto, devemos incutir em nossos alunos que a leitura é algo bom, natural, fácil e prazeroso e não exige esforços nem dificuldades. Sendo assim, faz- se imprescindível que o convívio com os livros extrapole o desenvolvimento sistemático da sua escolarização e que a literatura passe a ser difundida com mais intensidade nas escolas.
A prática de leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a “compreender” o mundo á nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos de certa forma lendo, embora, muitas vezes, não nos demos conta.
A leitura vista como instrumento de mudança sócio-cultural, coloca sobre a escola responsabilidade de facilitar o acesso da mesma as crianças. Ao analisar os Parâmetros Curriculares Nacionais, de Língua Portuguesa, ao se referir ao Projeto Pedagógico, assim propõe: […] “um projeto educativo comprometido com a democratização social e cultural atribui á escola a função e a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos sabores linguísticos necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos”. (PCNS, 1997, p.15).

Ter como fundamentação teórica para este projeto o exemplo emblemático do Profeta Gentileza  que não  possuía  nenhum conhecimento  prévio de arte, muito  menos  de conceitos e  técnicas pré­ estabelecidos que agia  como  um bricoleur,  aquele  que, segundo Strauss  (1976), executa um trabalho usando meios  e expedientes  que  denunciam a  ausência de um plano  pré ­concebido e  se afastam dos  preceitos e  normas  adotados  em procedimentos  técnicos. 
Com a  constituição de um personagem, de José Datrino para  Gentileza,  o  Profeta assume um discurso mítico/religioso, inventa uma grafia, uma tipologia própria e combina palavras, imagens e cores criando uma linguagem e poética próprias. 
Desta forma, entrar nesse mundo onde a gentileza gera gentileza através da leitura, pode-se compreender o que Bakhtin coloca como leitura: um instrumento motivador e desafiador, ela é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade.
A capacidade de ser um bom leitor são daqueles que conseguem utilizar as estratégias de leitura adequada, ao saber abordá-las de forma a atender as necessidades. Observando as capacidades para aprender está ligada ao contexto pessoal do indivíduo. Segundo afirma Lajolo (2002) “O ato de ler então, não representa apenas a decodificação, já que esta não está imediatamente ligada a uma experiência, fantasia ou necessidade do indivíduo”. Cada leitor entrelaça o significado pessoal de suas leituras de mundo, com os vários significados que ele encontrou ao longo da história de um livro. Nos PCN’s: “A decodificação é apenas uma, das várias etapas de desenvolvimento da leitura. A compreensão das idéias é percebida, na interpretação e na avaliação”.
A leitura tem a capacidade de influenciar nossa maneira de agir, de pensar e até mesmo de falar. Com a prática da leitura tudo isso é expresso de forma clara e objetiva e, certamente, as pessoas que não possuem o hábito de ler ficam presas a gestos e formas rudimentares de comunicação.
Diante de tudo isso, sabe-se que o mundo da leitura pode transformar, enriquecer culturalmente e socialmente o ser humano. Não há compreensão sem utilizar a comunicação de forma correta e, portanto, torna-se indispensável a intimidade com a leitura.


OBJETIVOS DO PROJETO DE LEITURA

A característica básica de um projeto é que ele tem um objetivo compartilhado por todos os envolvidos, que se expressa num produto final no qual todos trabalham e que terá, necessariamente, destinação, divulgação e circulação social internamente na escola ou fora dela, portanto os objetivos deste projeto são:
Ø  Desenvolver e fortalecer uma cultura de leitura de textos de diversas tipologias no Ensino Fundamental, promovendo ações de caráter investigativo e formador, na escola.    Espera-se contribuir diariamente na busca de soluções das dificuldades de leitura, interpretação e produção de textos que possam repercutir em todas as  disciplinas.
Ø   Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da leitura a fim de alcançar os objetivos sociais e individuais.
Ø  Oferecer espaço e momentos para o desenvolvimento das capacidades leitoras.
Ø  Ler pelo prazer de ler para transformar e entender e contextualizar o mundo em que vive, despertando o senso crítico e analítico do leitor.
Ø  Transmitir princípios éticos de maneira sutil, desenvolvendo assim, as capacidades de discernimento e criticidade através da leitura e aprendizagem significativa.
Ø  Incentivar a leitura e a escrita do educando contribuindo assim para seu melhor desenvolvimento escolar.
Ø  Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como fonte de múltiplas informações e entretenimento.
Ø  Melhorar a concentração, interpretação e a produção da escrita.
Ø  Facilitar o acesso do aluno aos diferentes gêneros textuais.
Ø  Aproximar o aluno do universo escrito e dos gêneros de escrita para que possa manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.
Ø  Enriquecer o vocabulário.
Ø  Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
Ø  Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo.
Ø    Possibilitar que os alunos vivenciem atividades que envolvam textos, palavras e letras significativas;
Ø  Estimular os alunos a querer descobrir o significado dos escritos e a produzir seus próprios textos;
Ø   Utilizar diferentes registros, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participa;
Ø  Desenvolver nos alunos a autoconfiança na sua capacidade de aprender;
Ø   Assistir a exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
Ø  Interpretar histórias lidas;
Ø  Escrever listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias lidas;
Ø  Refletir sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas (com apoio do professor).
Ø  Trabalhar o Tema gentileza gera gentileza como base para as leituras feitas em sala.


PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

A leitura proficiente tem infinitas possibilidades. Ela começa pelos olhos, mas vai além deles, pois necessita de um elemento fundamental para a compreensão, que é o conjunto de conhecimentos prévios relacionados ao assunto do texto lido. Também faz parte desse processo de compreensão, o tipo de linguagem utilizada no texto, que pode facilitar ou dificultar a leitura.
Se o leitor não domina o tipo de linguagem do texto, dificilmente vai chegar a uma compreensão satisfatória porque os olhos se apoiam no significado daquilo que veem. Se o leitor não conseguir encontrar significação na linguagem, não vai conseguir fazer uma boa leitura, vai apenas decodificar os símbolos escritos, mas não vai chegar a uma compreensão efetiva e o ato de ler se perde em sua essência. Infelizmente, é a leitura de decodificação que tem predominado entre a maioria dos estudantes. Esse fato pode ser facilmente observado quando não conseguem alcançar o significado de simples comandos de atividades corriqueiras de sala de aula, Essa é uma realidade que deve ser combatida urgentemente, em favor de uma educação de qualidade, que leve realmente o educando a construir conhecimentos críticos. Nessa etapa da escolarização, o aluno precisa se acostumar à leitura autônoma. Mas algumas atividades coletivas podem ser mantidas (um bom exemplo é a leitura, pelo professor, de um texto de difícil compreensão, com o objetivo de ajudar na interpretação). Seu papel passa a ser o de orientador, que apresenta novidades e levanta questões para o desenvolvimento do senso crítico, sempre valorizando a opinião de todos. As atividades individuais de leitura são essenciais para criar um leitor crítico.
Levar o aluno a falar sobre textos literários com os colegas é uma boa maneira de manter e ampliar seus hábitos leitores. Ao fazer com que os estudantes se aproximem de um livro que querem ler, você os coloca diante de um desafio. A turma terá de discutir e confrontar ideias para construir significados em relação à obra terá de procurar as respostas escondidas nas entrelinhas.

PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO NAS UNIDADES ESCOLARES

Ø  Trabalho com quatro gêneros diferentes. Ler livros dos gêneros específicos a cada bimestre de acordo com a tabela, escolher um livro de cada gênero para trabalhar com atividades diferenciadas em sala.
Ø  Criação de murais;
Ø  Formação de Grupo de Contadores de História;
Ø  Produção de texto dos diversos gêneros literários;
Ø  Familiarização com os diversos gêneros, principalmente os trabalhados.
Ø  Leitura em grupo e individualmente;
Ø  Concurso literário (alunos do 4º ao 8º ano) e fazer a edição do livro produzido pelos alunos;
Ø  Visita à Biblioteca Pública;
Ø  Leitura dramatizada de capítulos de um livro ou um texto;
Ø  Produção de diversos gêneros textuais e de murais para divulgação dos livros lidos pelos alunos (Propaganda da leitura);
Ø  Pesquisa de bibliografias de autores da Literatura Brasileira;
Ø  Empréstimo de livros da Biblioteca;
Ø  Roda de Leituras;
Ø  Propaganda da Leitura (atividade oral para o aluno expor sobre a obra que leu e recomendar ou não sua leitura aos colegas);
Ø  Teatro de fantoches, leitura dramatizada, jornal falado, leitura compartilhada (feita pela professora e pelo aluno);
Ø  Hora do conto, Hora da Lenda, conversando sobre fabulas e outros (alunos visitarão outras turmas para fazer leituras);  Exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
Ø   Pesquisa e leitura de histórias na internet;
Ø   Leitura de textos selecionados pelos professores;
Ø   Ilustrações (com desenhos) de histórias lidas;
Ø   Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos professores;
Ø  Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos alunos;
Ø  Estudos de vocabulários presentes nas histórias lidas pelos alunos;
Ø  Cantinho de leitura;
Ø  Dinamização das rodas de leituras;
Ø  Atendimentos na sala de recursos multifuncional, separados de suas turmas e monitorados pelas professoras de apoio e recursos;
Ø  Criação de outros tipos de textos como: tabela, gráficos, bilhetes, cartas, anúncios, noticia, mural, cartografia;
Ø  Pit stop literário.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A Escola M. Dona Alexandrina ao elaborar um projeto específico de leitura tendo o tema “Ler é o Elo Entre a Imaginação, a Realidade e o Conhecimento”, escolheu como título “Ler o caminho para amar e respeitar tudo aquilo que nos cerca”, com a participação de todo corpo docente, pois se trata de uma proposta interdisciplinar, a qual todos estão inseridos. O projeto terá como conteúdo programático os seguintes gêneros textuais e:

Anos Iniciais e Anos Finais:
Tema: Gentileza gera Gentileza
Bimestres
Meses
Gênero

Valores
Lema do Bimestre

Março e abril
Contos
Amizade/ Compreensão
Gentileza na família

Maio e junho
Fábulas
Respeito/ Cooperação
Gentileza no Meio Ambiente
Agosto e setembro
Lendas/História em quadrinhos
Solidariedade/ Justiça
Gentileza no Trânsito
Outubro a dezembro
Poesias/
Crônicas
Tolerância / Paz
Gentileza na Diversidade


PÚBLICO ALVO
O projeto é direcionado a todo o corpo docente, discente e Comunidade da Unidade Escolar, sendo assessorada pelas equipes pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Anápolis.
RECURSOS
Os recursos necessários para o desenvolvimento do projeto serão de responsabilidade das escolas participantes, as quais poderão investir em seus acervos literários ou usar com mais eficácia os que já possuem. A Secretaria apoiará com o assessoramento pedagógico e o transporte, quando houver relevante necessidade, desde que agendado com antecedência.
CRONOGRAMA
O Projeto Institucional de leitura será realizado durante o ano,  divididos em bimestres durante março a dezembro/2015.

Encerramento:
Serão trabalhadas apresentações dos temas estudados e exposição dos trabalhos feitos pelos alunos durante todo o ano. A culminância na escola, será em dezembro 2015, tendo como apoio o Projeto Mais Cultura.

EQUIPE RESPONSÁVEL
       A equipe gestora, professores e demais funcionários da escola e assessoria de Ciências.

AVALIAÇÃO

       A avaliação do projeto ocorrerá durante todo o processo de seu desenvolvimento, envolvendo a observação da atuação dos professores, das atividades de produção escrita e oral, confecção de murais ilustrados, atividades de interpretação e outras atividades escritas desenvolvidas pelos alunos. Considerando-se ainda os avanços obtidos e demonstrados pelos alunos no decorrer e ao final do projeto.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • BAKHTIN, M.  A Importância da Literatura para o Desenvolvimento da Criança Rio de Janeiro, Martins Fontes, 1992.
  • Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. B823p Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997
  • Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997
·        FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed, São Paulo: Cortez, 2001.
·        GADOTTI, M. Educação e Poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1980.

·        GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: prática da leitura de textos na escol. 2ª  ed, Cascavel: Assoeste, 1984.

·        KLEIMAN, C. Oficina de Leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

·         STRAUSS, Lévi. Pensamento selvagem. Tradução de Maria Celeste da Costa e Souza.  São Paulo: Campanha Editora Nacional, 1976. 
·         SITES: www.revistanovaescola.com.br



AS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS ELIANE E PATRÍCIA, A COORDENADORA DO MAIS EDUCAÇÃO VERA MAGALI E A COORDENADORA TÉCNICA GLEISE KELI PREPARARAM UMA HOMENAGEM AOS PROFESSORES EM DECORRÊNCIA DO DIA DO PROFESSOR












2.º MOMENTO 
 ENTREGA DE RESULTADOS 3.º BIMESTRE

 OS PAIS E RESPONSÁVEIS PELOS ALUNOS NA ESCOLA MUNICIPAL DONA ALEXANDRINA FORAM CONVIDADOS A PARTICIPAREM DE UMA REUNIÃO ONDE SERIA REALIZADO UMA AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE SEUS FILHOS. NA OCASIÃO OS PAIS PUDERAM CONVERSAR COM OS PROFESSORES
















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